Tratamento endodôntico (de canal) enfraquece o dente?
- Luana Portas
- 26 de mai.
- 1 min de leitura
O tratamento endodôntico em si não enfraquece o dente. O que pode comprometer a resistência do dente ao longo do tempo é a perda de estrutura dental durante o processo — seja por cárie extensa, fratura prévia, acesso endodôntico ou restaurações mal adaptadas.
Segundo estudiosos como Torabinejad et al. (2007) e Silvestrin et al. (2016), o que realmente diminui a resistência do dente é a quantidade de estrutura coronária perdida — não a remoção da polpa dentária.
🔎 O que diz a ciência?
Dentes com canais podem ficar mais suscetíveis à fratura não pelo canal, mas por não receberem uma reabilitação adequada, como restaurações bem planejadas, blocos ou coroas.
Reforço com pinos, quando indicado, e selamento adequado com materiais restauradores de qualidade ajudam a manter a longevidade do dente tratado.
Concluindo,
O canal não enfraquece o dente por si só. O que o deixa mais frágil é a perda de estrutura natural. Por isso, é fundamental fazer a restauração final indicada após o tratamento. Assim, o dente pode continuar funcionando normalmente por muitos anos.
Dra. Luana Beatriz das Portas Luiz
CROPR 26185

Comentários